11060891_788556884561587_9017641074142508463_n-1

As sementes de linhaça contêm um elevado teor de fibras; vitamina B1, B2, C,E e carotenos; mineras como ferro e zinco, assim como alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Estas destacam-se ainda, pelo seu elevado teor de gorduras boas (gorduras polinsaturada ricas em ómega 3).

O tipo de gordura que escolhemos tem impacto na saúde, não só a curto mas também longo prazo, pelo que se deve optar por incluir gorduras mais saudáveis e que nos ofereçam mais benefícios para a saúde.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que 30% das necessidades calóricas diárias sejam gorduras, devendo privilegiar-se as gorduras de origem vegetal ricas em gorduras mono e polinsaturadas, em detrimento das gorduras de origem animal ricas em gorduras saturadas.

A linhaça é uma fonte importante de ómega 3 devido às gorduras mono e polinsaturadas, sendo por isso, uma aliada do coração. As gorduras polinsaturadas fornecem ácidos gordos essenciais – ácido linoleico e o ácido alfa-linolénico, mais conhecidos por ómega 6 e ómega 3. Estes são considerados essenciais porque o organismo não os consegue sintetizar a partir de outras substâncias, tendo de ser fornecidos através da alimentação.

A linhaça pode ser consumida na forma de semente, moída ou em óleo, podendo ser adicionada a sopas, saladas, iogurtes, sobremesas bem como a pratos principais.

Wiva mais. Wiva melhor!
Ana Catarina Correia
Clube Wiva

Logo_footer   
     © 2015 Wiva | Fitness & Saúde

Siga-nos: