10958340_760007040749905_1491865790162124494_n-1

Seguir uma dieta mediterrânica pode contribuir para aumentar a longevidade. A conclusão é de um novo estudo norte-americano publicado no British Medical Journal, que revela que este tipo de regime alimentar está associado a telómeros mais longos, biomarcadores que indicam um envelhecimento lento.

A equipa norte-americana decidiu, portanto, avaliar o papel do consumo de frutas, de vegetais e de frutos secos, elementos determinantes da dieta mediterrânica e populares pelos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, na evolução do tamanho dos telómeros.

Recorde-se que a dieta mediterrânica em 2011 foi considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, sendo constantemente associada a benefícios para a saúde, acreditando-se que contribui para a diminuição da mortalidade precoce e para a redução do risco de doenças crónicas, nomeadamente as patologias cardiovasculares.
Este regime alimentar carateriza-se por um elevado consumo de vegetais e grãos (como ervilhas, feijão e lentilhas), de frutos frescos e secos e de azeite e por uma reduzida ingestão de gorduras saturadas a par de um consumo moderado de peixe e baixo de produtos lácteos e carne.

A Dieta Mediterrânica assenta nos seguintes príncipios:
1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;
2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;
3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época;
4. Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
5. Consumo moderado de laticínios;
6. Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;
7. Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;
8. Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;
9. Água como principal bebida ao longo do dia;
10. Convívio à volta da mesa.

Wiva mais. Wiva melhor!

Logo_footer   
     © 2015 Wiva | Fitness & Saúde

Siga-nos: